4 benefícios cientificamente comprovados da gratidão

Conte a verdade: você já agradeceu hoje? Em todo início de ano, temos o costume de analisar a nossa vida e identificar os detalhes que precisamos melhorar. No entanto, é também nesse momento que muitas pessoas se esquecem de agradecer o que já conquistaram, seja em relação à vida pessoal ou profissional. Inclusive, são muitos os benefícios da gratidão, e é sobre eles que falaremos neste artigo.

Basicamente, a gratidão é um sentimento pleno de prazer e felicidade, que podemos sentir assim que agradecemos por alguma situação ou conquista. É cientificamente comprovado que essa atitude consegue liberar uma série de hormônios no organismo. Dessa forma, ela promove uma enorme sensação de tranquilidade e bem-estar.

Assim, tanto a saúde física quanto mental podem melhorar significativamente. Ou seja, ela influencia em todos os setores da vida. Por isso, o primeiro passo é se aprofundar nos benefícios da gratidão, para, então, aproveitá-los ao máximo no decorrer do dia.

Preparada para algumas dicas sobre os benefícios da gratidão? Então, acompanhe o artigo com a gente e saiba tudo sobre o tema!

1. Benefícios da gratidão: fazer mais amigos

Além de ser sinônimo de educação, dizer “obrigada” com frequência pode ajudar você a ampliar o seu círculo de amigos. Pelo menos é o que aponta um estudo realizado, em 2014, pela revista alemã Emotion.

Nele, os especialistas identificaram que, quanto mais agradecemos pelas pequenas atitudes, maiores são as chances de nos aproximarmos das pessoas ao nosso redor.

Aqui, estamos falando de hábitos simples, mas que podem fazer toda a diferença em sua rotina. Veja alguns exemplos:

  • mandar uma mensagem de agradecimento para um colega que fez um favor no trabalho;

  • dizer “obrigada” após pedir licença para passar por determinado lugar;

  • agradecer quando alguém segurar a porta para você.

São atitudes corriqueiras, mas que, com o passar do tempo, causarão um efeito incrível em seu círculo de amizades.

Nesses momentos, a gratidão consegue estabelecer uma conexão sólida entre as pessoas, gerando um sentimento de pertencimento.

Logo, a outra pessoa também sentirá mais consideração por você, potencializando, assim, as suas relações interpessoais.

2. Vantagens da gratidão: melhorar a saúde física

De acordo com um levantamento publicado em 2015 pela Associação de Psicologia Americana, as pessoas com os maiores sentimentos de gratidão têm os menores índices de biomarcadores inflamatórios. Eles servem para indicar o surgimento de qualquer tipo de inflamação, como aqueles relacionados ao sistema cardíaco.

Ao todo, 186 participantes foram analisados e diagnosticados com uma complicação chamada insuficiência cardíaca assintomática. No entanto, por apresentarem baixa concentração de biomarcadores inflamatórios, esses indivíduos não passaram pelo agravamento da doença.

Durante a realização de testes psicológicos, os especialistas traçaram uma escala do nível de bem-estar e gratidão de cada paciente. A partir disso, eles concluíram que ser grato pode promover melhorias únicas na saúde do ser humano, especialmente a cardíaca.

Ainda é válido ressaltar que boa parte das pessoas gratas tende a ter mais disposição, se exercitar com frequência e visitar o médico com periodicidade. Juntos, esses hábitos contribuem — e muito! — para a longevidade. Portanto, vale considerar!

3. Benefícios da gratidão: ter mais saúde mental

Quando falamos sobre os benefícios da gratidão, não podemos nos esquecer das vantagens que essa prática oferece para a nossa saúde mental, de acordo com estudos recentes de pesquisadores da Harvard Medical School. Ainda em dúvida? Explicamos: uma vez que nos sentimos agradecidas, automaticamente, os nossos pensamentos melhoram.

Ou seja, todas as bad vibes — geralmente originas por ressentimento, inveja, frustração e arrependimento — vão embora. E o resultado não poderia ser diferente. Com o passar do tempo, o indivíduo fica mais leve e feliz, com grandes chances de combater a depressão e a ansiedade.

Por isso, não pense duas vezes e comece a colocar a ideia em prática. Procure pensamentos positivos ao acordar, reflita sempre sobre as suas conquistas e agradeça às pessoas que estendem a mão para você. É um exercício diário, mas que fará maravilhas daqui para frente.

E mais!

Outro truque é ter sempre um bloco de anotações, caderninho ou planner ao seu lado. Neles, escreva todos os dias, antes de dormir, quais são os fatores que a deixam grata.

Segundo pesquisadores, essa prática também é responsável por melhorar a qualidade do sono, já que passamos um bom tempo escrevendo e pensando em coisas positivas.

4. Vantagens da gratidão: elevar a autoestima

Os benefícios da gratidão ainda não acabaram. Fora as questões já citadas, existem outros pontos que merecem destaque no nosso artigo.

De acordo com um levantamento feito pela revista Journal of Applied Sport Psychology, as pessoas mais gratas também são aquelas que apresentam uma excelente autoestima.

Em outras palavras, elas não somente valorizam o meio onde vivem, mas as suas qualidades e trajetórias pessoais.

Outro ponto que não podemos esquecer é que a gratidão é uma prática excelente para diminuir as comparações sociais.

Isso quer dizer que, em vez de se comparar com outras pessoas, seja física ou financeiramente, você conseguirá apreciar as suas próprias vitórias.

Dica bônus

Existe mais um truque que pode ser levado para a sua rotina para promover a gratidão. Utilize lembretes visuais, como marcadores de páginas, adesivos e outros objetos personalizados com frases motivacionais.

Apesar de parecerem meros detalhes, esses itens podem ser colocados em sua mesa de trabalho, no planner e em outras superfícies para lembrá-la do que há de melhor na vida. Experimente!

Viu só? Não faltam razões para acreditar nos benefícios da gratidão para a saúde física e mental. Quando começamos a ser gratas pelos detalhes da vida, conseguimos enxergar atitudes genuínas, como generosidade e carinho.

Em resumo, estamos falando de um lado bom do ser humano que vai muito além de um simples “muito obrigada”. A gratidão é um estado de espírito e deve estar presente tanto nos momentos tranquilos quanto nos turbulentos. Pense nisso!

Caso você tenha gostado do artigo e queira começar a praticar a gratidão, aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre como administrar melhor o seu tempo ao longo da semana. Dessa forma, será ainda mais fácil alcançar os seus objetivos e se sentir realizada!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT