Detox digital: por que e como fazer um?

Fazer um detox digital pode parecer um exagero. Mas estamos o tempo todo conectadas. Redes sociais, notícias, e-mails… Ou seja, tudo e todos lutando para ganharem nossa atenção. Mesmo que isso proporcione muitas oportunidades, também pode tirar momentos valiosos.

De acordo com uma pesquisa realizada conjuntamente por Hootsuite e We Are Social, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo na internet. De acordo com o levantamento, ficamos conectados aproximadamente 9 horas e 29 minutos todos os dias.

Outro estudo recente, promovido por pesquisadores da área da saúde que analisaram diversos trabalhos científicos, o excesso de tempo dedicado ao digital pode causar perdas na memória, na concentração e também na sociabilidade.

Se você passa por esses problemas, o detox digital pode ser a solução ideal. Continue a leitura para saber como ele funciona!

Afinal, o que é o detox digital?

O que vem na sua cabeça quando falamos em detox?

Provavelmente, o detox alimentar, quando priorizamos alimentos que limpam nosso organismo. Isto é, limitamos o que pode fazer mal.

O detox digital funciona da mesma forma. Com ele, você analisa quais aspectos da vida online fazem mal e os retira do seu dia a dia.

E, assim como no detox alimentar, você pode fazer isso de várias maneiras.

Para algumas pessoas, fazer um detox digital significa ficar diversos dias sem acesso à internet. Outras, no entanto, nem poderiam fazer isso, por causa do trabalho ou dos estudos.

Mas o detox digital pode acontecer por apenas algumas horas durante o dia ou em um dia específico da semana. Você escolhe o que é melhor para o seu estilo de vida.

De qualquer forma, esses momentos longe do mundo digital podem trazer benefícios. Por exemplo:

  • melhorar a qualidade do sono;
  • diminuir a ansiedade e preocupação;
  • permitir dar mais atenção ao que acontece em sua vida;
  • reduzir o estresse no trabalho.

Sabe aquela sensação de que estamos perdendo algo incrível que bate sempre que entramos no Instagram? Quando vemos uma foto de uma blogueira maravilhosa e comparamos com a nossa vida? Esse sentimento também começa a diminuir e você começa a aproveitar mais.

Mas como fazer um detox digital em um mundo que está sempre conectado?

Como fazer um detox digital?

Com os passos a seguir, você vai perceber que um detox digital não é tão difícil quanto parece. Só é preciso estabelecer alguns limites para usar a internet com mais consciência.

Determine horários para usar os aparelhos eletrônicos

Você é daquelas que vai dormir com o celular na mão? Que já acorda nas redes sociais? Que almoça grudada nas telas? Esses hábitos podem prejudicar seu sono, sua alimentação e sua saúde em geral.

Portanto, procure delimitar quais são os horários em que você pode usar aparelhos eletrônicos. Parar de utilizá-los meia hora antes de dormir já faz toda a diferença, por exemplo.

Em seguida, diminua uma hora de manhã também: abra suas redes sociais e seus e-mails depois de tomar café e se arrumar.

Selecione os conteúdos que deseja consumir

Não é só porque você tem acesso a todas as informações do mundo que precisa consumi-las!

É possível ser uma pessoa bem-informada sem ter que acompanhar notícias o tempo todo. Limite sites, perfis, canais e páginas que você vai consumir.

Assim, você evita ser bombardeada por informações. Além disso, pode aproveitar esses conteúdos melhor, de maneira mais calma.

Bloqueie notificações

Você mantém o celular ligado na academia para ouvir música, mas para os exercícios o tempo inteiro para responder mensagens? Se distrai do trabalho para conferir o grupo da família no WhatsApp? Então, é hora de bloquear suas notificações!

Um dos maiores objetivos do detox digital é eliminar as distrações que acabam com seu foco. E se você não consegue ignorar notificações, elas sem dúvida são uma grande fonte de distração. Desligue-as por um tempo e veja como sua concentração melhora.

Mantenha o telefone no silencioso durante o trabalho

Essa dica caminha de mãos dadas com a anterior. Quando você trabalha, precisa de atenção plena. Se não, não vai conseguir ser produtiva. E a falta de produtividade vai deixá-la estressada.

Então, coloque o telefone no silencioso. Foque-se na tarefa à sua frente e deixe o resto para depois.

Quando você estiver em uma pausa, pode olhar novamente o celular e conferir se houve algo urgente. Você vai descobrir que quase nunca há!

Ignore o smartphone quando estiver com outras pessoas

O que é mais chato do que ter uma amiga que nunca desgruda do celular, mesmo quando vocês estão juntas? É essa amiga ser você!

Ficar no celular o tempo todo quando se está com outras pessoas é garantir que você não vai aproveitar o momento.

Deixe seu celular na bolsa e só o pegue para tirar uma foto. Quando estiver com familiares e amigos, aproveite a companhia. Esses são momentos que não acontecem sempre. A internet pode esperar.

Quando pensar no digital, escreva

Ficamos tanto tempo conectadas que não sabemos o que fazer quando não estamos online. Por isso, para o detox digital dar certo, é interessante encontrar substitutos. Hobbies como se exercitar, ler ou mesmo escrever são essenciais.

Aliás, escrever é um dos que mais faz diferença. Coloque no papel como você se sente nesse período de detox e como estar longe do mundo digital influencia sua vida. Relatando essa experiência, você vai descobrir como ela muda seu modo de ver o mundo.

Utilize um planner físico

Uma das maiores desculpas para não fazer um detox digital é que nossas vidas estão online. Como você vai saber o que precisa fazer essa semana se não puder acessar sua agenda virtual? É simples: tenha um planner físico.

Com ele, você pode anotar todos os compromissos que tiver. Também é capaz de monitorar seus hábitos e conferir o progresso dos seus objetivos sem precisar ficar conectada para nada.

Por isso, ter um Daily Planner faz toda a diferença no detox digital. Utilize-o todos os dias para registrar sua experiência e saber como está o progresso da sua meta. Em pouco tempo, você não vai nem sentir falta da sua vida online.

Quer saber mais sobre como escrever pode mudar sua vida? Confira nosso artigo sobre o assunto!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT