5 dicas para ter um estilo de vida saudável

O estilo de vida saudável nunca esteve tão em alta. Por conta da necessidade de isolamento social, causada pela pandemia de Covid-19, mais pessoas começaram a se conscientizar sobre o assunto. Desde então, diversos hábitos prejudiciais são substituídos por quem deseja cuidar tanto do corpo quanto da mente.

Pode até parecer que mudar o lifestyle é simples. No entanto, você precisará seguir algumas dicas básicas. Uma delas é investir na organização. Quando planejamos e estabelecemos metas, conseguimos levar dias mais tranquilos e saudáveis, além de desfrutar melhor de nosso tempo livre.

Ficou interessada? Para deixá-la familiarizada com o assunto e incentivá-la a aderir, listamos as principais atitudes que você deve tomar para manter um estilo de vida saudável e repleto de energia. Acompanhe o nosso artigo e vença os desafios com mais facilidade!

1. Priorize uma boa alimentação para garantir um estilo de vida saudável

É provável que você já tenha ouvido por aí que somos aquilo que comemos. Logo, o primeiro passo para ter um estilo de vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares.

Ao investir em uma dieta equilibrada em proteínas, fibras e carboidratos, é possível ter mais disposição e concentração nas tarefas, além de evitar uma série de complicações de saúde. Anemia, colesterol alto, gastrite e diabetes estão nessa lista.

Portanto, comece revendo as suas refeições e, se possível, anote todo o seu consumo de alimentos ao longo do dia. Depois, analise quais itens podem ser substituídos por versões mais saudáveis, garantindo que o seu corpo e a sua mente funcionem em perfeita harmonia.

Por exemplo: substitua os refrigerantes por água de coco e sucos naturais. Ou então, prefira consumir pratos grelhados aos fritos.

Vale lembrar que, ao longo desse caminho, também é interessante contar com os serviços de um nutricionista. Com o apoio do profissional adequado, você conseguirá repor todos os componentes necessários para a sua saúde e o seu bem-estar.

2. Beba muita água

Você costuma sofrer com o inchaço? Se a resposta for “sim”, há grandes chances de o seu corpo precisar de uma boa hidratação.

Quando não ingerimos a quantidade necessária de líquidos, corremos o risco de ficar com o abdômen, as pernas, os pés e demais áreas do corpo inchadas. Por isso, os especialistas indicam a ingestão de, pelo menos, dois litros de água todos os dias.

Em paralelo, também existe a possibilidade de consumir bebidas saudáveis, como a água de coco, os chás e diversas opções de sucos adoçados naturalmente.

Além disso, fique de olho no consumo do sal. Muitas vezes ignorado, esse ingrediente tende a ser ingerido em excesso, levando não somente ao inchaço, mas também aos quadros de hipertensão e outras doenças que atingem os rins e os vasos sanguíneos.

Os refrigerantes em versões light e diet também devem ser evitados. Mesmo apresentando poucas calorias, eles contam com alta concentração de outras substâncias prejudiciais ao organismo. Sódio, corantes e conservantes são alguns exemplos.

3. Explore as atividades físicas que você gosta

De nada adianta você seguir as dicas que demos até aqui se, no fim das contas, o seu corpo continua sedentário. É válido ressaltar que se movimentar com frequência é fundamental para gastar calorias, manter os músculos tonificados e promover uma melhora nos sistemas cardíaco e pulmonar.

Aliás, muitos especialistas afirmam que as atividades constantes contribuem significativamente para a diminuição do estresse, assim como o aumento do autocontrole e da autoestima. E um ponto bacana é que você não precisa entrar em pânico na hora de ir para a academia!

Em vez de realizar atividades que não são de seu interesse, prefira analisar as opções disponíveis e invista em práticas que se encaixam em seu perfil. Atualmente, existem várias alternativas, como:

  • dança;

  • ioga;

  • alongamento;

  • musculação;

  • corrida e caminhada;

  • natação;

  • funcional;

  • pilates etc.

4. Tenha um sono leve e tranquilo

É durante o sono que o nosso corpo consegue renovar as energias e restaurar diferentes funções. Para ilustrar melhor, destacamos o crescimento dos músculos, o reparo dos tecidos e a síntese de proteínas.

Isso faz com que as noites relaxantes sejam essenciais, especialmente se você deseja manter o seu metabolismo regulado e acordar repleta de energia no dia seguinte. Logo, dormir bem é um hábito que deve ser seguido por toda pessoa que deseja ter um estilo de vida saudável.

Assim, comece a analisar os seus momentos de descanso. Para aproveitar os benefícios do sono, o ideal é repousar por pelo menos 8 horas todas as noites, sem interrupções. Mas claro, esse tempo pode variar conforme a faixa-etária de cada um, bem como as suas necessidades.

De qualquer modo, se você tem dificuldades para dormir, que tal investir em alguns segredinhos? O uso de chás naturais, como os de camomila e erva-cidreira, é excelente para essa finalidade. Experimente também incluir algumas velas aromáticas ou difusores em seu quarto — preferencialmente, com essências de lavanda, manjerona, bergamota ou ylang ylang.

Também tenha muito cuidado ao usar as suas redes sociais. A dica é não passar muito tempo conectada no celular, especialmente antes de dormir. Caso seja possível, desligue os dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes do descanso. Não tem erro!

5. Anote o seu progresso em um planner para ter um estilo de vida saudável

Como comentamos, viver uma rotina regrada fará toda a diferença em sua vida, principalmente durante a fase de isolamento social. Quando você começar a anotar as tarefas em um planner, o seu cérebro conseguirá se organizar melhor, alcançando uma grande sensação de conforto.

Tenha em mente que não é preciso se cobrar demais, mas sim analisar o seu desempenho e observar os pontos em sua rotina que podem ser melhorados. Nesse sentido, vale fazer anotações sobre refeições, consumo de água, prática de exercícios físicos, qualidade do sono e qualquer outra atividade benéfica.

Dependendo do modelo de planner escolhido, ainda é possível contar com um Habit Tracker para registrar as metas que você deseja alcançar e o humor em cada dia. Acredite: os resultados serão impressionantes!

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a buscar um estilo de vida saudável. Caso queira se aprofundar no assunto e descobrir como conquistar uma rotina mais organizada, leia o nosso artigo sobre o Smart Planner. Nos vemos em breve!

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT